Cometa interestelar Borisov pronto para fazer sobrevoo histórico no domingo
Cometa interestelar Borisov pronto para fazer sobrevoo histórico no domingo
É apenas o segundo visitante a ser visto além do nosso sistema solar e nunca estará mais perto do que neste fim de semana.
Um cometa brilhante que está além do nosso sistema solar deve chegar ao ponto mais próximo do Sol (e da Terra) no domingo. O objeto de referência é nomeado cometa 2I / Borisov porque é apenas o segundo objeto interestelar já visto em nosso bairro cósmico (portanto, 2-I) e foi descoberto pelo astrônomo amador da Crimeia Gennady Borisov, que tem um histórico de detectar novos cometas.
Em 2017, um objeto interestelar foi visto em nosso sistema solar pela primeira vez quando o bizarro Oumuamua, oblongo, foi descoberto . Sua forma estranha e sua aparente aceleração quando desapareceu no espaço profundo levaram a todos os tipos de teorias sobre sua origem, levando um proeminente astrônomo de Harvard a sugerir que poderia ser um produto de alguma inteligência alienígena .
Ao contrário do cometa Borisov, Oumuamua foi visto pela primeira vez depois de já ter feito sua passagem mais próxima pela Terra, então havia pouca oportunidade de estudá-lo de perto. O cometa Borisov foi observado em agosto e os cientistas já foram capazes de determinar que é muito diferente de Oumuamua. É basicamente o mesmo que a maioria dos cometas em nosso próprio sistema solar .
Esperamos que este último intruso interestelar continue visível por várias semanas, enquanto continua em sua jornada. Ou seja, se não se quebrar e se desintegrar à medida que passa pelo sol. Foi o que aconteceu com o cometa ISON, aguardado com expectativa, em 2013 , que deveria ser a visão celestial de uma vida, mas fracassou ao se aproximar, pois foi quebrado pela radiação do sol.
Infelizmente, Borisov não será brilhante o suficiente para a maioria dos astrônomos do quintal observar, mas os profissionais já começaram a capturar algumas imagens bastante brilhantes na abordagem, como a acima. Se você tiver acesso a um telescópio com pelo menos uma abertura de 30 centímetros (12 polegadas), tente caçá-lo na direção das constelações Corvus, o corvo, e a cratera, o copo nas próximas noites.
Os pesquisadores continuarão a reunir o máximo de dados possível sobre Borisov nos próximos meses. Astrônomos examinando antigas observações foram capazes de encontrar o cometa escondido nos dados de quase um ano atrás, à medida que ele se aproximava.
A esperança é eventualmente rastrear o cometa de volta à sua fonte, mas isso pode ser difícil, pois Borisov pode ser um viajante semi-permanente, saltando de um sistema solar para outro.
Divagar, sua velha e empoeirada bola de neve espacial.
Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/NASA
Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br
Comentários
Postar um comentário